terça-feira, 26 de junho de 2012

O levantamento mostra que, entre 2008 e 2009, a pobreza recuou de 25,3% para 23,9% da população. Em dez anos, o recuo foi de 15,1 pontos percentuais, com a pobreza passando de 39% em 1999 para 23,9% em 2009


Desigualdade e pobreza recuam mesmo com crise, aponta a SAE
O agravamento da crise global no fim de 2008 não impediu que a desigualdade e a pobreza no Brasil continuassem caindo, segundo estudo realizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. O levantamento mostra que, entre 2008 e 2009, a pobreza recuou de 25,3% para 23,9% da população. Em dez anos, o recuo foi de 15,1 pontos percentuais, com a pobreza passando de 39% em 1999 para 23,9% em 2009.
“Não há nada que explique a resiliência desses resultados, mas o que parece é que criamos um cenário resistente a mudanças na conjuntura. Talvez em algum momento isso mude, por isso é bom se precaver”, afirmou o secretário de Ações Estratégicas da SAE, Ricardo Paes de Barros, ao participar de evento sobre a nova classe média, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo.
Para Barros, dois terços da redução da pobreza derivam da queda na desigualdade. O estudo da SAE aponta que a renda domiciliar per capta dos 10% mais pobres cresceu 7% entre 2001 e 2009, enquanto o aumento entre os 10% mais ricos foi de apenas 1,5% no mesmo período, metade da média brasileira.  “Pela primeira vez os ricos cresceram abaixo da média“, ressaltou. “Se formos comparar com países, os 10% mais ricos cresceram em ritmo alemão, ao passo que os 10% mais pobres avançaram em ritmo chinês. A história dos últimos dez anos no Brasil mostra os pobres se aproximando dos ricos na velocidade em que a China se aproxima da Alemanha.”
Pelos cálculos da SAE, 30 milhões de pessoas saíram da pobreza nesse período, ampliando a classe média brasileira. “Isso provocou uma enorme mudança na estrutura da sociedade. Por isso precisamos definir exatamente onde começa e onde termina a classe média, para que possamos desenhar novas políticas públicas”, disse o secretário.
A SAE criou uma comissão para traçar um modelo para a nova classe média brasileira. Durante o evento na FGV Barros explicou que, após analisar diversas possibilidades, o governo optou por usar como indicador a renda. “A maioria das políticas brasileiras está atrelada à renda. Por isso escolhemos este indicador.” A partir daí, avaliou-se não como a renda é gasta ou gerada, mas as expectativas dos brasileiros em relação à renda futura. “Pessoas com as mesmas expectativas formam uma classe”, disse Barros.
Segundo a SAE, com renda per capita a partir de R$ 291 por mês o brasileiro consegue olhar o futuro, e a probabilidade de voltar para a pobreza recua. Esse seria o piso da classe média, que se estenderia até o limite de R$ 1019 de renda per capita ao mês.
Por esse critério, a classe média ao fim de 2012 deverá abranger 54% da população, apresentando crescimento quando comparada aos 38% em 2011 e aos 48% em 2009.(Valor)