terça-feira, 3 de agosto de 2010

Jovens criam suas próprias mídias e se mobilizam a favor de mais Emprego e mais Educação

Juventude exige mais reconhecimento político e social

(Postado por João Marcos Pereira Vidal, Secretário Adjunto da Juventude da UGT e vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude) — A mídia escolheu alguns perfis de jovens e batem neles até transformá-los em verdade. E exatamente por não estar em sintonia com o que pensa e com as atitudes dos jovens há um certo abandono, desta própria mídia, pelos jovens brasileiros, especialmente os ativistas em várias modalidades, sejam elas sociais, políticas, culturais ou a favor do meio ambiente. Ou seja, grande parte da mídia se aliena dos jovens, principalmente os que têm entre 15 e 29 anos, que agora estão socialmente protegidos pela PEC 65, que dá garantias individuais (educação, saúde, proteção social etc) aos jovens. Essa mídia tradicional, quando analisa o tema juventude, só dá espaço, infelizmente, para as situações críticas de jovens que se drogam, que são seduzidos pela criminalidade, que são mães ou pais muito cedo etc. Mas os jovens brasileiros estão, sim, na ativa. Saímos dos porões e dos guetos. Felizmente, os jovens ativistas já sabem cuidar deles mesmos. Não precisamos mais das bênçãos oficiais quando conseguimos mobilizar através das redes sociais até 400 mil jovens em torno da 1a. Conferencia Nacional da Juventude. Temos, também, nosso título de eleitor e em 3 de outubro cerca de 34% do eleitorado será jovem. Sim, somos a grande maioria dos desempregados, mas exatamente por isso, estamos motivadíssimos para nos mobilizar em torno dos grandes temas nacionais. Tendo ou não espaço nas mídias convencionais, pois já sabemos nos organizar através de nossas vinculações com o movimento estudantil e com as organizações dos trabalhadores, como fazemos com grande eficiência dentro da União Geral dos Trabalhadores, para buscar um Brasil que nos respeite e paute seu futuro resolvendo nossos problemas de Educação, Emprego e Renda. Veja mais detalhes no texto que publicamos no Correio Braziliense:

http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=12807

Leia o clipping do dia:

FGV: 60% da baixa renda não conhecem o Procon

A maioria da população de baixa renda, que ganha até dois salários mínimos, não conhece o Procon. A conclusão faz parte de uma pesquisa da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (Direito GV), que divulgou hoje o Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil). Nesta faixa de renda, 60% das pessoas dizem não conhecer o órgão de defesa do consumidor, enquanto a porcentagem varia de 2% a 5% entre quem ganha mais de dois salários mínimos.

"Apesar de bastante conhecido entre as faixas de renda mais altas, o Procon atende setores específicos da população", explicou Luciana Gross Cunha, que coordenou o índice. Considerando todas as faixas de renda, apenas 19% das pessoas já utilizaram os serviços do Procon. "Quanto maior a renda e mais alta a escolaridade, maior a utilização", afirmou.

Apesar de a porcentagem de pessoas que já recorreram ao Procon ser baixa, a satisfação com os serviços é grande: 53% disseram estar "muito satisfeitos" com o órgão de defesa do consumidor, enquanto 32% declararam estar "um pouco satisfeitos". Por outro lado, 8% afirmaram estar "um pouco insatisfeitos" e 6% "muito insatisfeitos". Entre quem recorreu ao órgão, 59% disseram ter conseguido solucionar seu problema.

O ICJBrasil, que incluiu entre suas perguntas um item sobre o Procon, começou a ser mensurado pela Escola de Direito da FGV no segundo trimestre do ano passado. Para o levantamento do segundo trimestre de 2010 foram ouvidas 1.550 pessoas em sete Estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. A pesquisa foi feita entre os meses de abril e junho. (Estado)

Sancionada nova lei com regras para destinação do lixo

A chamada lei dos resíduos sólidos prevê que todos os lixões do país sejam substituídos por aterros sanitários. Quem gera o produto também será obrigado a tirar sua embalagem do mercado; lei precisa de regulamentação.

Todos os lixões do país terão de ser substituídos por aterros sanitários. Hoje, estima-se que 59% do lixo produzido no Brasil fica depositado a céu aberto.
A nova lei que define regras para o manejo do lixo, sancionada ontem, prevê também a criação de rede de coleta para facilitar o reaproveitamento, reciclagem ou destinação final de produtos.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a chamada lei dos resíduos sólidos deve ser regulamentada dentro de 90 dias. Um dos pontos previstos é o prazo da substituição dos lixões por aterros.
Estados, municípios, consumidores, comerciantes e fabricantes terão obrigações. As punições para as infrações ainda serão definidas.
O consumidor terá de seguir as regras do sistema de coleta seletiva de sua cidade. Os municípios poderão dar incentivos para quem aderir.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, diz que haverá orientação.
"Vamos fazer campanhas educativas. A população será informada sobre a rotina de reciclagem, sobre como tornar disponível o lixo e como reduzir a geração de lixo."
INDÚSTRIAS — As indústrias terão de recolher os chamados resíduos remanescentes após o uso.
Fabricantes de produtos como agrotóxicos, pilhas, lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos terão que implantar sistemas de recolhimento dos itens, após usados pelos consumidores.
A lei introduz a "logística reversa": quem gera o produto tem que tirar sua embalagem ou resíduo do mercado.
A importação de resíduos perigosos fica vetada. "Não haverá mais possibilidade de nos depararmos com contêineres [de resíduos] ou com a importação de pneus", promete Izabella Teixeira.
Os municípios terão de apresentar um plano de manejo de resíduos sólidos. Assim, poderão obter recursos do governo federal para obras e programas na área. (Folha)

Brasileiros no Japão já podem sacar FGTS

Desde ontem, os brasileiros que residem no Japão já podem sacar os recursos depositados no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Segundo a Caixa Econômica Federal, há planos para oferecer o serviço em outros países -que ainda não foram definidos.
Os trabalhadores poderão solicitar o saque dos valores do FGTS por intermédio dos consulados-gerais do Brasil no Japão.
Para sacar, é necessário que o trabalhador se encaixe em 1 das 4 situações: ter se aposentado no Brasil, ter sido demitido sem justa causa também no país, término de contrato por tempo determinado ou conta inativa por três anos ou mais.
Após verificar a situação, deve preencher o formulário Solicitação de Saque FGTS e comparecer a um dos consulados com a documentação exigida. (Folha)

Lula sanciona projeto que cria estatal para gerenciar o pré-sal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira o projeto de lei que cria a Pré-Sal Petróleo S.A, estatal que irá gerenciar os contratos de exploração de petróleo na camada do pré-sal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). Os membros da diretoria executiva da estatal serão nomeados pelo Presidente da República, por indicação do MME.

O projeto de lei foi aprovado sem vetos. Ou seja, foi mantido na íntegra o texto enviado pelo Senado. A lei deverá ser publicada na edição de amanhã do Diário Oficial da União (DOU).

A Pré-Sal Petróleo vai monitorar as atividades sob o regime de partilha do petróleo e gás da camada pré-sal, inclusive participando dos consórcios que se apresentarem (tendo sempre a Petrobras como participante) para disputar a exploração de áreas do pré-sal. Entretanto, ela não participará diretamente das atividades de exploração e produção e nem da venda do petróleo.

O plenário do Senado havia aprovado o projeto de lei que cria a nova estatal em 7 de julho. O nome formal da estatal é Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. A princípio, o nome da nova empresa seria Petro-Sal, mas o registro já pertencia a uma empresa privada. (O Globo)

Caixa alcança 40 milhões de contas ativas em poupança no mês de julho

A Caixa Econômica Federal alcançou em julho a marca de 40 milhões de contas ativas em poupança. A captação líquida positiva somou a marca recorde nos últimos dez anos de R$ 2,9 bilhões.

O perfil do poupador brasileiro é formado por um público entre 25 e 50 anos (53% do total). A maior parte deles reside nas regiões Sudeste e Nordeste, onde agrupam 69,8% do total de contas ativas.

Somente nos primeiros sete meses do ano, o banco registrou quase 2,3 milhões de novas contas abertas na modalidade poupança, aproximadamente 333 mil novas contas por mês.

No acumulado do ano até julho, houve uma captação líquida de R$ 6,97 bilhões, o que representa 40,27% de acréscimo sobre o mesmo período do ano passado. Com o desempenho, o banco torna-se líder no mercado de poupança, detendo mais de 34% de participação de mercado.

Por nota, o vice-presidente de pessoa física da Caixa, Fábio Lenza, disse que o que torna a poupança atrativa é a sua simplicidade. "A atratividade da aplicação está principalmente na facilidade de acesso e nos benefícios que oferece. O produto é isento de tarifa de manutenção da conta e não possui valor mínimo para sua abertura. São aceitos depósitos em qualquer dia do mês e não há incidência de Imposto de Renda", destaca.