sexta-feira, 18 de março de 2011

É inaceitável a situação vivida pelos trabalhadores da Usina de Jirau

Resgatar a dignidade e a cidadania dos trabalhadores da Usina de Jirau

União Geral dos Trabalhadores (UGT) vai enviar amanhã, sábado, uma equipe para se reunir com os trabalhadores da Usina de Jirau, em Rondônia.

Diante dos abusos cometidos na usina que beiram o escravismo, com violência direta contra os trabalhadores, a ponto de só ter restado a revolta diante da situação humanamente insustentável, a UGT vai lá para ajudar a ampliar a mobilização e pressionar diretamente a Construtora Camargo Corrêa e o consórcio de empresas responsáveis pela construção da Usina de Jirau.

A situação que lá ocorre envergonha o Brasil, neste momento de grande exposição mundial. Vamos incentivar as energias alternativas renováveis, como a hidrelétrica, neste momento em que o mundo enfrenta a tragédia criada pela energia atômica no Japão, mas não a custo da vida e da dignidade de trabalhadores que entregam suas vidas para construir o futuro de nosso país.

A UGT, junto com a Força Sindical e outras centrais, está preparando uma grande manifestação, para a próxima semana, em frente à sede da Construtora Camargo Corrêa, em São Paulo, para protestar contra a violência a que os trabalhadores estão sendo submetidos. Também vamos solicitar ação do Ministério Público para apurar as responsabilidades da empresa.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT