sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ricardo Patah fala aos companheiros a respeito de reportagem do jornal "Valor Econômico"

Reportagem do jornal “Valor Econômico”, com o título “UGT atrai sindicalistas avessos ao lulismo”, de 27 de julho, assinada pelo jornalista João Villaverde, de São Paulo.

Companheiros e companheiras,

Temos recebido várias manifestações em torno do texto publicado pelo prestigiado jornal “Valor Econômico”.

Finalmente, a UGT foi localizada pelo radar da grande imprensa. Porque crescemos muito, porque estamos afinados com as vontades democráticas de nossa base e, principalmente, porque mantemos as decisões que tomamos em nossas plenárias nacionais, e no caso específico, citado pelo jornal “Valor Econômico”, a UGT, sua presidência e suas instâncias executivas mantém o que foi decidido.

Ou seja, A UGT não terá um candidato ou candidata preferencial para a presidência e libera as UGTs Estaduais e seus sindicatos filiados para apoiarem o candidato (ou candidata) com os quais tenha afinidade ideológica ou de acordo com as estratégias políticas regionais.

Democracia na prática é respeitar a imprensa livre. Que, como no caso do jornal “Valor Econômico” tem todo o direito (pelo qual sempre lutamos) de interpretar os fatos de acordo com seus interesses e estratégias. Com o direito, inclusive, de fazer ilações que colocam a UGT como apoiadora da candidatura Serra ou avessa ao lulismo, que como todos os companheiros e companheiras sabem, nem uma situação nem a outra é verdadeira.

Do mesmo modo, os nossos companheiros e companheiras, dos sindicatos e da UGT, devem tornar claro, caso o desejem, a defesa dos seus pontos de vista sejam eles eleitorais ou políticos, e se manifestar de forma amistosa e democrática como o fazem sempre.

Porque o bom debate e a troca de ideias ajudarão a UGT a consolidar suas alianças internas, a manter sua independência e a continuar a crescer por provar, na prática, que mesmo diante da pressão das demais centrais e, de certa forma, da opinião pública, como foi feito através da reportagem do jornal “Valor Econômico”, que a UGT mantêm sua independência.

E que se pauta e pautará como entidade nacional representativa de trabalhadores e de suas entidades filiadas, pela busca contínua de aprimoramento da vida democrática no quadro político e social, com melhor distribuição de renda, proporcionando aos verdadeiros construtores da riqueza nacional, que são os trabalhadores e trabalhadoras de nosso país, a recompensa justa, com elevação dos níveis de vida representados por melhores condições de moradia, saúde e principalmente Educação, que tenha base além da ciência do conhecimento profissionalizante, tenha também conteúdo ético.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT

São Paulo, 30 de Julho de 2010

Nenhum comentário: